quarta-feira, 14 de março de 2012

Cara a cara

          Na segunda-feira, 05/03, assisti a uma matéria que me chocou e ao mesmo tempo me fez refletir um pouco mais sobre a função real de um jornalista. Durante a transmissão do jornal “STZ Notícias”, transmitido pela TV local de Sertãozinho (STZ TV), foi exibida uma reportagem (muito bem feita por sinal, pelo repórter Eliel Almeida) sobre a prisão de dois assaltantes e estupradores que estavam agindo nas madrugadas, atacando casais que “namoravam” em ruas de bairros desertos da cidade. Após algumas semanas de denúncias, a Polícia Militar e a Guarda Municipal prenderam os suspeitos.

          Até aí tudo normal. Até que me deparo com a “cara-de-pau” de ambos ao terem coragem de dar entrevistas para as emissoras ali presentes, como se o que eles fizeram fosse totalmente normal. Dois senhores casados e com filhas, sendo um deles portador do vírus HIV, se mostrando para as câmeras como se estivessem relatando um fato qualquer. Lamentável.

          Mas o motivo desse texto é esse: o ato de coragem e de frieza do jornalista, que os encarou, mostrando que nossa profissão não escolhe a hora, o local e nem os personagens do fato, Independentemente do que aconteceu, devemos estar sempre pronto para melhor levarmos as informações aos nossos cidadãos. Detalhe: a matéria foi gravada em pleno “domingão de sol”, entre 10h e 14h. Parabéns pelo esforço de quem se prontificou a isso e parabéns por honrar esta, que é uma das profissões mais importantes para a sociedade.

Vinícius Alves de Souza
Estudante de Jornalismo
Sertãozinho/SP

Um comentário: