domingo, 2 de setembro de 2012

Grande passo para a mudança

          Na última segunda, 27 de agosto, foi lançada, em São Paulo, a campanha Para Expressar a Liberdade. Participaram do movimento diversas entidades ligadas ao FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), além de cidadãos comuns e grandes intelectuais da sociedade brasileira.

          A reunião foi marcada pelo debate Liberdade de Expressão para Quem? e pelo enterro simbólico do CBT (Código Brasileiro de Telecomunicações), que completa 50 anos em 2012. O movimento propõe Uma Nova Lei para Um Novo Tempo.

          A Democratização deve valorizar a cultura brasileira, deixando para trás o preconceito contra os regionalismos e as futilidades que tomaram conta da programação do rádio e da TV. Além de modificar a forma de comunicação desses meios que ficam, cada vez mais, ultrapassados com a popularização da Internet.

          A filósofa Marilena Chauí esteve no auditório do Sindicato dos Jornalistas, onde foi realizado o debate e sintetizou: “A opinião pública é colonizada pelos profissionais da comunicação e os órgãos de notícia tornam-se órgãos de opinião. A informação é concentrada e centralizada, virando desinformação. Desinformar é controlar.”A partir desta frase, que escolhi entre várias outras, é possível refletir sobre o que a grande mídia jornalística tem feito pela sociedade brasileira e, em consequência, a mídia regional, que segue os padrões dos grandes veículos, por se afiliar a eles ou pertencer aos mesmos donos.

          Essa reflexão que proponho já vem sendo feita no blog ao longo de todo esse ano e é tema principal em nossas aulas. No entanto, a realização do FNDC é uma manifestação real de resistência à ordem vigente no jornalismo atual, um sinal de que é possível mudar.

          Manifestantes em Recife, Brasília, Aracaju, Rio de Janeiro, Vitória, Belém e Curitiba também participaram do lançamento da campanha pela mudança na comunicação brasileira, demonstrando que o movimento não deve ficar preso em uma única região do país, ou estaria contradizendo seus próprios ideais.

          Seguem os links para quem se interessar em entender um pouco mais desse movimento que pode mudar o futuro da sociedade brasileira, dando voz aos que estão calados por falta de espaço na mídia elitista e alienante que comanda os meios de comunicação.

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2012/08/redes-e-ruas-para-expressar-liberdade.html?spref=fb

http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/index.php/noticias/70-lcmto-sp

http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/index.php/noticias/80-chaui-integral

Susana Santos
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário