segunda-feira, 2 de julho de 2012

Um prêmio ao Vigilantes

          Tivemos uma grata surpresa no último sábado, em Ouro Preto, cidade histórica mineira. No cenário das obras sacras de Aleijadinho, em solenidade realizada no belo Cine Vila Rica, o Vigilantes da Notícia foi premiado com o troféu Expocom Sudeste, a fase regional do maior congresso de comunicação para projetos universitários do país, o Intercom. Em setembro, em Fortaleza, o blog concorrerá ao prêmio nacional.
         
          Já devo ter escrito, aqui mesmo no blog, que a ideia começou despretensiosa. Era pra ser, inicialmente, um projeto desenvolvido apenas com alunos do primeiro ano de Jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto. Em troca das notas bimestrais e semestrais, eles observariam a mídia regional e local e entregariam textos com breves comentários.
         
          Aos poucos, o Vigilantes foi crescendo. Passou a ser visto pelos profissionais do mercado, ampliado para a participação de alunos de outras instituições de ensino, atualizado diariamente e incrementado com links de outros observatórios de mídia do país e com todos os veículos de comunicação da região de Ribeirão Preto que têm páginas na Internet. Tem sido referência de textos sobre a atuação da imprensa de proximidade. Hoje, não é mais, obrigatoriamente, atrelado à nota de uma disciplina. Comentários chegam de vários cantos. Elogios e críticas também. Todos vão para o blog, que busca se constituir como um espaço democrático.
         
          A mídia regional precisa ser discutida, para que se encontrem novos caminhos diante das transformações da imprensa, que exige profissionais cada vez mais criativos e inquietos. Este espaço é pra isso. Começou pequeno. Os alunos vêm trabalhando para torná-lo grande. No congresso em Ouro Preto, o Vigilantes foi representado pelos alunos Cléo Soares e Bruno Moraes, do segundo ano de Jornalismo da Barão. Resultado: está numa final nacional. Uma conquista não só pessoal, mas que, sem dúvida, pode contribuir para o crescimento dos veículos de comunicação da nossa região.

Igor Savenhago
Jornalista e professor universitário
Ribeirão Preto e Pontal/SP

Um comentário: