domingo, 17 de junho de 2012

Meio século


João Goulart (Jango), presidente da época, com Garrincha
Fonte: jchistorybrasil.webnode.com.br


          O juiz soviético Nikolaj Latyashev apita! Final de jogo no Estádio Nacional de Santiago! Brasil, bicampeão mundial de futebol!
         
          Este fato ocorreu há exatamente cinquenta anos, no dia 17 de junho de 1962. De virada, a seleção venceu a Tchecoslováquia por 3 a 1, com gols de Amarildo, Zito e Vavá, e em excepcional partida de Mané Garrincha, que atuou com febre.
         
          Na época, a imprensa não deu a importância devida. Afinal, acabávamos de inaugurar nossa nova capital, Brasília, e o país estava em plena expansão industrial. E até agora, não vi nenhuma reportagem na mídia regional sobre o fato, que foi tão marcante para o país.
         
          Nem mesmo Belini, capitão em 1958, e natural de Itapira, região de cobertura da EPTV, e que jogou na Esportiva São Joanense, de São João da Boa Vista, time que o capitão de 1962, Mauro Ramos, também defendeu, foram lembrados até o momento. Dois atletas que marcaram a história do futebol nacional.
         
          Escrevo este texto para esse fato não passar em branco, pois quem não tem passado, não tem futuro. Então, nos lembremos de nossa história.

Leonardo Oliveira dos Santos
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário