segunda-feira, 18 de junho de 2012

Jornalismo e (é) negócio

          Inadmissível colocar um repórter para cobrir a inauguração de uma loja do Savegnago Supermercados, em propaganda disfarçada de matéria jornalística que foi ao ar no Programa do Léo na última sexta-feira, 15/16. O programa tentou dar um tratamento jornalístico para um assunto que é de interesse apenas do programa e de seu parceiro comercial. Tanto que Léo Oliveira, o apresentador, estava lá, na festa de inauguração, como uma das imagens mostrou.

          Misturar jornalismo com publicidade não é, infelizmente, algo novo na imprensa de Ribeirão. E mancha nossos veículos de comunicação com uma promiscuidade deplorável. Informação contaminada com interesses, sejam políticos ou mercadológicos, faz com que pratiquemos um tipo de comunicação que está longe de ser considerada jornalismo. Pode até existir jornalismo no meio, mas ele chega quase sempre contaminado ao telespectador ou leitor.

          Os donos do supermercado são meus parentes. E daí? Num programa jornalístico, o interesse público deve prevalecer sobre qualquer outro movimento que visa maquiar ou manipular a informação. Se os empresários do setor supermercadista estão de olho nos lucros, os da comunicação de Ribeirão Preto deveriam se pautar pelo mínimo de respeito ao seu público.

Igor Savenhago
Jornalista e professor universitário
Ribeirão Preto/SP

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