domingo, 10 de abril de 2011

Páscoa e a síndrome da falta de criatividade

          Com a proximidade da Páscoa já podemos esperar, no mínimo, dois tipos de matérias na televisão: a primeira sobre uma “deliciosa” receita de Ovos de Páscoa e outra sobre a venda desses ovos.
         
          Esse tipo de matéria veiculada de acordo com uma data comemorativa já está virando rotina, principalmente na EPTV. Alguns exemplos: se está começando o Verão, obviamente teremos uma matéria sobre o aumento de vendas de ventiladores e condicionadores de ar. Se for implantado o horário de verão, haverá, então, uma entrevista com algum especialista, que irá falar sobre como isso afetará alguns de nossos hábitos. Agora, se a bola da vez for algum feriado, como o Dia das Mães ou dos Namorados, é certeza que veremos algo sobre o aumento do faturamento dos lojistas.
         
          Infelizmente, a mídia hoje sofre do mal da falta de assunto, mas não porque o mercado está em déficit, e sim porque a imprensa insiste em mostrar matérias feitas, apenas, para “donas de casa” e acabam se recusando a produzir reportagens mais aprofundadas, que realmente agucem nossos conhecimentos.

Leonardo Ruiz
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário