sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Eleições 2012

          O Jornal da Tarde incumbiu um de seus jornalistas de se candidatar a vereador na cidade de São Paulo e mostrar o dia a dia de um político, que é publicado em uma coluna no jornal e em um blog. O nome da proposta é Político Acidental.

          Mas me questiono se isso é jornalismo. Porque é uma situação provocada pelo repórter. Além disso, ele está mentindo para a população, pois aparece na propaganda eleitoral “gratuita” fazendo propostas e distribui santinhos na rua.

          Do mesmo jeito que fiquei na dúvida quando o Jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, fez uma matéria para ver se funcionava o detector de metais do Fórum da cidade. Nesta situação, uma repórter entrou no prédio com um pacote com objetos, como um garfo. Embora tenha revelado o problema no aparelho, foi uma situação criada pelos jornalistas.

          Revelar a vida na política é uma ideia interessante, mas que vai deixar “feridos”, ainda mais em um país em que, desde a última década, a única forma das pessoas participarem da democracia é na hora do voto. O jornalismo tem que divulgar a notícia, não ser o catalisador para ela.

Leonardo Oliveira dos Santos
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Um comentário: