quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Mudando de assunto

          Seguindo o relato de meu companheiro de turma Daniel Zanetti, eu presto a atenção neste blog. Nas últimas semanas, foram postados textos criticando os excessos que a “mídia” (de novo essa palavra) vem cometendo com o caso... Não irei mencionar. Mas, por ironia, os textos postados mais recentemente são só sobre o caso... Então, mudaremos de assunto.

          Conversando e escutando alguns profissionais da imprensa da nossa região (de Ribeirão Preto, ok?), eles dizem que o papel deles é fazer o resto das pessoas pensarem, abrir suas cabeças. Uma missão nobre.

          Mas fico decepcionado quando percebi que ninguém abordou o Acordo de Bali, proposto pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que pode ter certa influência em nossa região. Isso porque o acordo não levantou em discussão os subsídios que os EUA dão aos seus produtores rurais.

          Com ajuda desses subsídios, os EUA, no ano passado, produziram mais que o dobro de etanol em relação ao Brasil. Foram 50 bilhões de litros, contra 23,6 bilhões de litros no nosso país. O etanol, lembrando, é o principal produto das terras vermelhas da região de Ribeirão Preto e vem passando por certa crise, inclusive retratada pelo Financial Time, que mandou uma correspondente para Sertãozinho, cujo teor da matéria foi rebatido pelo Secretário de Indústria e Comércio da cidade, Carlos Liboni.

          Levantar a questão do papel do interior do estado de São Paulo, em um acordo deste porte, e suas consequências, faz parte deste processo de abertura de cabeças e ajuda a fazer as pessoas pensarem. Não só o espetáculo, que virou a cobertura do caso Joaquim. Ops.


Link da resposta do Secretário de Indústria e Comércio de Sertãozinho, Carlos Liboni: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/11/1366777-opiniao-sertaozinho-no-financial-times-uma-leitura-mais-atenta.shtml

Leonardo Oliveira dos Santos
Estudantes de Jornalismo 
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário