quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mídia, debate e democracia

          Em época de eleição, os meios de comunicação costumam convidar candidatos para debates. Na região, esse costume é acatado, porém, não é levado com tanta seriedade. Muitos dos candidatos não confirmam presença ou até ignoram esse ato, que considero muito relevante para a escolha do eleitor.

          A grande questão acerca do debate é que, com a ‘‘não aceitação’’, o veículo acaba optando por chamar os candidatos para entrevistas individuais. Isso, por sua vez, pode acabar favorecendo (ou não) algumas candidaturas.

          Uma possível solução para esse problema seria iniciar um processo de conscientização, para que os eleitores entendam e cobrem de seus candidatos. O debate é o melhor caminho para o entendimento das propostas e pretensões dos políticos.

          Assim como já diziam os sofistas, a retórica é o instrumento de poder na democracia e, desde então, a melhor maneira de se chegar a uma conclusão cabível.

Natalie Silva
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

2 comentários:

  1. Bueno.
    Y el debate de la Francia, con elles mirando los ojos de los outros oponentes és muy mejor tanbién.

    ResponderExcluir
  2. O debate aqui em Porto Ferreira foi cancelado. Apenas um candidato confirmou. Não achei nem um pouco digno da parte deles, só espero que a rádio que teve essa iniciativa não desista depois desse descaso.

    ResponderExcluir