terça-feira, 3 de julho de 2012

Folha e mente abertas

          Além do Vigilantes da Notícia, o Centro Universitário Barão de Mauá teve outro trabalho premiado no Expocom Sudeste, realizado na semana passada em Ouro Preto. O Jornal Folha Aberta, representado pela aluna Gabriela Castilho, do 3º ano de Jornalismo, venceu na categoria Jornalismo, modalidade Jornalismo Online.

          O Folha Aberta é um jornal digital voltado especialmente ao público universitário, devido à carência de publicações desse tipo na região de Ribeirão Preto. Visa discutir, de uma forma despojada, descontraída, diversos temas que têm a ver com a vida acadêmica, não deixando, porém, de ser sério.

          O nome do jornal, sugestão do aluno Fernando Belezine, é uma alusão à abertura dada para que os universitários tenham voz, falem de suas ideias e problemas de um jeito novo, com uma linguagem característica, com termos do dia a dia, gírias, o que reflete na escrita da reportagem, que desconstrói o lide e propõe uma abordagem inusitada, já que o jornal também é feito por universitários.

         Repórter e leitor, portanto, estão bem próximos. Quem escreve poderia estar no lugar do leitor. E vice-versa. Um alerta ao jornalismo regional, em que jornalistas e público, em muitos casos, são distantes. Jornalista costuma tentar adivinhar o que o leitor quer ver, mas nem sempre acerta. Como resultado, o leitor enxerga no jornalista alguém inatingível, uma celebridade, quando deveria ser nada mais que um porta-voz da comunidade.

O Folha Aberta pode ser acessado na plataforma ISSUU:
www.issuu.com/jornalfolhaaberta

Igor Savenhago
Jornalista e professor universitário
Ribeirão Preto e Pontal/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário