terça-feira, 10 de julho de 2012

Telespectador "livre" do Léo; programação regional pobre

          Em função da lei eleitoral, o vereador, comunicador, apresentador e, para alguns, jornalista Léo Oliveira perdeu seu "Programa do Léo", que vai ao ar diariamente na TV Clube, às 13h30. Estamos livres, entre aspas, porque o programa continua, mas com outro nome, "Realidade nas Ruas", e com outros apresentadores. Mas o conteúdo é o mesmo.

          É um longo comercial com um programa no meio. Passando pelas ruas de Ribeirão no horário do "Realidade", é estarrecedor a quantidade de pessoas que ficam com o aparelho televisor sintonizado no canal. A audiência é surreal. Talvez pela falta de concorrência, ou simplesmente pelo fato de o povo ter o que merece, e o conteúdo televisivo ser apenas mais um reflexo disso. Com programação, regional, nessa mesma faixa, o SBT apresenta o "Tarde Vip", sob o comando de Patrícia Penteado, que não acrescenta nada de novo, com apresentadora mandando beijos e abraços durante todo o tempo. Isso quando não está exibindo matérias sobre comportamentos ou outras frivolidades. Mais do mesmo. Conteúdo absolutamente descartável.

          A Record, por sua vez, segue a cartilha de seu dono, Edir Macedo, e mantém no ar seus programas religiosos, clamando para que os fiéis da Igreja Universal compareçam à sede na cidade.

          Paupérrimo define o conteúdo regional que temos. Futilidades, realidades parciais ou deturpadas, além de pessoas que fazem tudo em troca de um “faz-me rir”. Só não vendem a mãe no ar porque ainda ninguém deve ter apresentado uma proposta comercial.

Thiago Forato
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário