segunda-feira, 9 de julho de 2012

Os pequenos jornais

          Quando se fala em mídia regional, é necessário lembrar a sua importância. Muitas localidades pequenas do interior só têm, como opção de leitura, o jornal da cidade ou do bairro.

          Esse tipo de jornal tem as suas vantagens e desvantagens. Como vantagens, o fato de conhecer melhor a fonte e a facilidade ao abordar um tema (por conhecer o local e as histórias dele). Como desvantagens, baixa probabilidade de notícias quentes, já que os pequenos jornais dificilmente são diários, e a dificuldade de manter o nível das reportagens, por conta do baixo número de funcionários e estrutura precária.

          Mas é importante lembrar que, apesar disso, esses jornais costumam informam o leitor com detalhes, em função da proximidade existente com as ocorrências e com a população. Percebemos, porém, que eles têm sumido de algumas cidades. Nesses casos, jornalistas estão interessados em algo mais prático, como a Internet. Só não podemos esquecer que existem pessoas que não têm acesso a outros meios e que, principalmente os idosos, são acostumados ao jornal impresso.

Lígia Dalboni
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário