sexta-feira, 9 de março de 2012

O problema da parcialidade

          Neste artigo, os leitores poderão contar com uma opinião sobre como as mídias tratam dos assuntos cotidianos do interior. O que percebo quanto a isso é o fato da abordagem, na maioria das vezes, fugir da imparcialidade tão valiosa e importante para a profissão ser exercida de maneira coerente.

          Na mídia, seja impressa, televisiva, radiofônica, via Internet, entre outros, a notícia é dada de uma forma adequada ao veículo, ao que a linha do seu proprietário acha correto seguir. Até aí, sem problemas. Porém, dependendo da informação a ser transmitida, a mesma se torna parcial, tendo uma opinião manipuladora, dependendo também do público leitor.

          O que possibilitou aos veículos agirem dessa forma foi o grande acesso de políticos nesse segmento, principalmente nas cidades interioranas. Em alguns casos, a linha editorial é tão pobre de jornalismo e com excesso de publicidade pessoal que fica desgastante e até impossível a leitura.

          Ainda há outra forma de publicidade pessoal que nem sempre fica claro à população: a famosa matéria comprada, mostrando e enaltecendo pessoas antes desconhecidas e que, de repente, em anos eleitorais, aparecem fazendo ações sociais de grande importância.

         Para ter a imparcialidade no veículo de comunicação é necessário algo que não se compra: credibilidade e seriedade com a informação.

Heloísa Zaruh
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

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