segunda-feira, 20 de abril de 2015

A 'gangue da vaca'

          A reportagem exibida no dia 26/03, no Jornal da EPTV, com reportagem de Marcelo Ferri e imagens de Chico Escolano, mostra a preocupação de alguns fazendeiros com o aumento do furto de cabeças de gado na região de Ribeirão Preto, principalmente nas cidades de Brodowski e Jardinópolis, nas quais os bandidos invadem as fazendas à noite, matam o gado, retiram as melhores carnes e vendem para açougues da região.

          Foi uma reportagem muito bem produzida, com a entrevista de vários produtores que tiveram seus animais mortos e o que eles estão fazendo para impedir a ação dos ladrões (colocando câmeras e cercas elétricas). Também foi bem interessante o “gancho” que fizeram com uma reportagem exibida há algum tempo atrás, em que a polícia fechou alguns açougues que vendiam carnes clandestinas e em péssimas condições.

          Porém, nessa reportagem ficou faltando o posicionamento da polícia em relação à reivindicação dos produtores sobre um maior patrulhamento das áreas rurais. Outro ponto, não tão relevante, mas que pode confundir o telespectador, foi o fato de o repórter dizer que as vacas “sumiram” do rebanho (quando, na verdade, elas foram mortas, tiveram sua carne retirada e a “carcaça” deixada no pasto), o que dá a impressão de que foram levadas inteiras e vivas.

Celso Clizostemo
Estudante de Publicidade e Propaganda
Bebedouro-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário