quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mídia partidária

          Esses dias, estava pesquisando e li uma matéria sobre mídia regional brasileira. As conclusões de uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Opinião apontam que a mídia regional (televisão e jornais) apresenta resultados baixíssimos para independência política e religiosa.

          A pesquisa também aponta que o ativismo da mídia está mais relacionado com a partidarização do que com a neutralidade política das empresas de comunicação regional.

          Esses resultados são considerados de extrema relevância, pois os meios de comunicação, que deveriam servir de referência equilibrada para a população, toma partido de acordo com seus próprios conceitos e preferências.

          “Quando a sociedade é orientada por uma mídia que não é imparcial, que tem lado e faz política em vez de jornalismo, fica dificultado o trabalho de acompanhamento e fiscalização das decisões e ações do poder público’’, avalia o deputado Francisco Praciano, coordenador da Frente Parlamentar Mista de Combate à corrupção.

          Com isso, essas mídias tendem à desvalorização em termos de credibilidade. Se não podemos confiar nos jornais e nas TVs da nossa região, não temos nem uma base para escolha dos nossos políticos.

Natalie Silva
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário