sexta-feira, 22 de março de 2013

Tendencioso ou apenas incoerente?

          O USP Notícias, programa gravado em São Paulo e transmitido para a região de Ribeirão Preto pela Rádio USP FM 107.9 MHz local, veiculou uma notícia sobre o índice de satisfação do brasileiro com a saúde. A notícia não é positiva, mas a emissora tentou seguir uma linha de raciocínio que levasse a esse entendimento.
         
          Segundo a ONU, 56% dos brasileiros declararam-se insatisfeitos com os serviços de saúde. Na América Latina, o país ficou na frente apenas do Haiti. No entanto, a reportagem dizia que o país havia sido bem avaliado. Segundo o noticiário, 44% dos brasileiros estão satisfeitos e o pior sistema de saúde latinoamericano é o do Haiti, além de citar que países como Afeganistão, Camarões, Senegal e Serra Leoa estão atrás do Brasil no ranking.
         
          A rádio não mentiu, apenas adotou uma postura diferente de outros veículos que também publicaram a notícia. No entanto, no bloco seguinte, a notícia sobre o caso do hospital em Ferraz de Vasconcelos, onde os médicos pagavam para não ir ao trabalho e tinham dedos de silicone para comprovar a presença, tornou a sequência de notícias incoerente. Como seria possível, em um país onde médicos recebem sem trabalhar e são acobertados pelos chefes, a saúde ser bem avaliada?

Susana Santos
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário