No último dia 5 de dezembro, Sertãozinho completou 116 anos. Como todos os jornais da cidade são semanais, o mais óbvio seria fazer uma edição especial do aniversário da cidade no fim de semana anterior, dias 1° e 2 de dezembro, ok?
Pois é, apenas um jornal do município teve essa "ideia". Fez lá seu suplemento com reportagens especiais, depoimentos, histórias, homenagens. Enquanto os outros saíram como se fosse uma semana normal. Porém, na semana seguinte os outros dois veículos fizeram a edição especial. Nem tão especial assim.
Um deles copiou as informações do site da prefeitura, como brasão da cidade e história e reproduziu na edição comemorativa. Só isso. Sem nenhuma reportagem ou história não abordada ou até mesmo abordada pelo jornal concorrente. Sem comentários.
A meu ver, o jornalismo tem que se antecipar, ainda mais sendo um jornal semanal. O aniversário da cidade foi em uma quarta-feira. Era uma pauta pronta já. Daí vai da criatividade dos repórteres desenvolverem e descobrirem as histórias.
Percebo aqui em Sertãozinho uma mentalidade muito conservadora. É notícia, aqui, o que se passou na semana anterior à edição. E só. Dificilmente um editor se arrisca a antecipar o que poderá acontecer na semana seguinte. Para isso, é necessária uma boa apuração e criatividade dos profissionais. No caso específico acima relatado, o aniversário da cidade já era notícia velha e não a novidade. Antecipar a edição, como foi feito em um jornal, tornaria o evento lembrado também, pelas histórias contadas anteriormente.
Vinicius Alves de Souza
Estudante de Jornalismo em Ribeirão Preto/SP
Morador em Sertãozinho/SP
Estudante de Jornalismo em Ribeirão Preto/SP
Morador em Sertãozinho/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário