Na maioria das cidades com menos de 30 mil habitantes, não ocorre o debate político, por falta de recurso ou até mesmo por falta de interesse. É o que acontece na maioria dos casos.
Um exemplo é a cidade de Brodowski, que tem pouco mais de 23 mil habitantes. Neste ano, havia dois concorrentes à prefeitura. Existe apenas um canal de televisão, chamado TV Educativa, cujo apresentador de quase toda programação era um dos candidatos a prefeito.
Essa foi uma das desculpas que os candidatos usaram nesta eleição, justificando a falta de debate. Mas nunca ouve um debate na cidade de Portinari.
Nos anos anteriores, eles se justificaram pela falta de recursos. Como a TV Educativa é tercerizada, não havia tempo, profissionais qualificados e várias outras dificuldades.
A população fica sabendo das propostas dos candidatos através dos folhetos e pela propaganda eleitoral. Sabemos que o debate é um dos caminhos que mais esclarece o eleitor sobre o seu candidato, que incentiva o eleitor a votar. Com isso, os habitantes da cidade acabam votando em quem mais se simpatizam ou quem os favorece mais, fornecendo cesta-básica, caixas de cervejas ou dinheiro. Infelizmente, é isso que acontece. Os candidatos votados compram a população.
Os jornais impressos, a estação de rádio e até mesmo a TV são todos vinculadas a políticos. Então, muitas informações, falcatruas, não são divulgadas. Fica tudo por baixo dos panos. Os moradores não percebem o quanto isso é errado, o quanto isso prejudica a eles mesmos.
Um exemplo é a cidade de Brodowski, que tem pouco mais de 23 mil habitantes. Neste ano, havia dois concorrentes à prefeitura. Existe apenas um canal de televisão, chamado TV Educativa, cujo apresentador de quase toda programação era um dos candidatos a prefeito.
Essa foi uma das desculpas que os candidatos usaram nesta eleição, justificando a falta de debate. Mas nunca ouve um debate na cidade de Portinari.
Nos anos anteriores, eles se justificaram pela falta de recursos. Como a TV Educativa é tercerizada, não havia tempo, profissionais qualificados e várias outras dificuldades.
A população fica sabendo das propostas dos candidatos através dos folhetos e pela propaganda eleitoral. Sabemos que o debate é um dos caminhos que mais esclarece o eleitor sobre o seu candidato, que incentiva o eleitor a votar. Com isso, os habitantes da cidade acabam votando em quem mais se simpatizam ou quem os favorece mais, fornecendo cesta-básica, caixas de cervejas ou dinheiro. Infelizmente, é isso que acontece. Os candidatos votados compram a população.
Os jornais impressos, a estação de rádio e até mesmo a TV são todos vinculadas a políticos. Então, muitas informações, falcatruas, não são divulgadas. Fica tudo por baixo dos panos. Os moradores não percebem o quanto isso é errado, o quanto isso prejudica a eles mesmos.
Jéssica Brito
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário