sábado, 30 de julho de 2011

Órfãos da notícia

          Os veículos que se autoclassificam como regionais têm deixado um pouco a desejar. Localizados, geralmente, em Ribeirão Preto, focam sua cobertura também em Ribeirão. Com isso, as cidades da região, carentes de informação do seu cotidiano, não participam do crescimento dos jornais, sites e emissoras de televisão que trabalham com informação de proximidade. Quando se arriscam a sair de Ribeirão e produzir reportagens em municípios de menor porte, como Barrinha, Pontal, Pitangueiras, Pradópolis, Guariba, Serrana, Ipuã, Santa Ernestina, entre outras, muitos deles pecam, pela correria na apuração e consequente falta de checagem de dados simples. O resultado são informações desencontradas que deixam na dúvida até mesmo quem presenciou o fato abordado.

          Preencher essa lacuna seria missão dos jornais impressos locais, com pequena tiragem e que circulam, exclusivamente, no município em que é editado. Acontece que esses periódicos estão atrelados, na esmagadora maioria das vezes, a grupos políticos, o que acaba comprometendo a credibilidade.

          Daqui pra frente, os profissionais que detectarem a demanda por informações nos municípios pequenos e aceitarem trabalhar com profissionalismo nessa questão poderão construir novas tendências no jornalismo de proximidade. A população desses locais clama por saber o que está acontecendo no seu bairro ou na sua cidade. Mas, por enquanto, está órfã de notícias com qualidade.

Igor Savenhago
Jornalista e professor universitário
Ribeirão Preto/SP

Um comentário:

  1. Meu caro Igor Savenhago,

    A notícia local é apurada com maior precisão em microblogs, ou mesmo sites independentes, constituídos e criados por amigos que se engajam na tentativa de levar o máximo de informação a sua população local.
    Como exemplo, podemos citar o site Portal Ipuã que está no ar a mais de 2 anos aos trancos e barrancos sem vínculo algum a qualquer instituição política, tanto que hora divulga informações da prefeitura de interesse a população, ora posta matérias denunciando irregularidades que são usadas até pelo poder legislativo em debates na Câmara Municipal local.
    Ademais, o que se verifica é uma falta de interesse da população local em matérias que não esteja vinculada a eventos sociais, ficando para escanteios a notícia conscientizadora.
    Parabéns pela matéria.
    E termino com uma certeza:"Tá faltando incentivo na formação educacional na região de Ribeirão Preto".

    ResponderExcluir