O projeto Redação Móvel, criado pelo Jornal da EPTV, é uma proposta muito bacana, pois, ao mesmo tempo em que aproxima o público da notícia, ouve suas reclamações, histórias e denúncias. Por estar sempre circulando pelas cidades da região, oferece a oportunidade aos telespectadores de expressarem sua opinião.
No entanto, mesclar links e reportagens na cidade em que o carro da Redação Móvel está, pode acarretar alguns problemas, como o que aconteceu no dia 14/05, durante o Jornal da EPTV Primeira Edição.
A localidade escolhida foi Jardinópolis-SP e a reportagem exibida era sobre o abandono do antigo prédio da Santa Casa. Tudo transcorreu bem, desde a breve apresentação do local onde a emissora estava até a exibição da matéria. O problema ocorreu logo depois da reportagem, quando a repórter Cinthia Mitsumori foi entrevistar a secretária da saúde.
Cinthia perguntou a ela o que teria a dizer sobre o problema mostrado na matéria e teve como resposta que tal órgão não respondia pela Santa Casa e que estes assuntos deveriam ser discutidos com os responsáveis (que também não soube dizer quem eram). Isso me leva a pensar que escolheram a pessoa errada para falar sobre o assunto em questão (no caso a Santa Casa), apesar de que as perguntas seguintes sobre a dengue e o novo hospital foram respondidas muito bem pela secretária.
Para evitar este tipo de “constrangimento”, acredito que o mais prudente seja realizar uma “pré-entrevista” antes de entrar no ar, para saber se realmente está se falando com a pessoa certa, que responderá a todas as perguntas, ou se será necessário ir atrás de quem pode melhor discorrer sobre o assunto, o que acredito não ter acontecido neste dia.
Link:
Celso Clizostemo
Estudante de Publicidade e Propaganda
Bebedouro-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário