quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Profissão: Jornalista

          “Ele assiste à televisão para criticar o trabalho dos outros ou então para melhorar seu próprio desempenho. O jornalista nunca desliga, mesmo quando está no sofá de casa”, aponta Grohmann.

          Iniciei o texto com uma pequena citação de Rafael Grohmaan, pesquisador e um dos autores do livro “As mudanças no mundo do trabalho do jornalista”. O livro trata dos principais assuntos referentes à carreira jornalística na atualidade. Afinal de contas, são outros tempos.

          Nós, jornalistas do futuro, estamos levando a carreira a sério? A ponto de importar-se, indignar-se e até produzir conteúdos sobre determinados assuntos, exercitando nosso senso crítico, primordial para um bom jornalista? Estamos fazendo a devida diferença no meio em que vivemos?

          O blog “Vigilantes da Notícia” nos dá essa abertura, para que possamos falar, tratar de certos assuntos com os quais vamos nos deparar num futuro não tão distante.

          Críticas construtivas, interesse pela política, pesquisa, discussão, debates, exposição de ideias. O que mais encontrei sobre a profissão de jornalista na internet e análise dos futuros jornalistas de hoje foi que o jornalista atual somente critica e enxerga os fatos “superficialmente”, não busca se aprofundar.

          Podemos refletir sobre a profissão, onde pretendemos chegar depois da faculdade, exercitar o senso crítico, colocar a boca no mundo. Aqui é o espaço. Afinal, não “devemos” nada a ninguém.

Karen Fabiane da Conceição
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário