segunda-feira, 8 de julho de 2013

Para motivar a galera... É CAMPEÃO!

       
 

         
          Bom, quando me convidaram para escrever esse texto, fiquei pensando como seria passar toda a emoção vivida há poucos dias para o papel, ou para a tela do computador. Um resumo: inesquecível e surreal.
 
          Vou contextualizar. Eu, Vinícius Alves de Souza, fui eleito aluno-líder do projeto “Revista Ação – esportes sem limites” (com o foco em esporte alternativo, o lado B, o que não é divulgado na grande mídia), que concorreu ao Expocom 2013. Até então, tudo bem. Ok? Não... seria “ok” se só fosse isso. Além de concorrer, vencemos a fase regional e estamos entre as cinco melhores revistas experimentais universitárias do Brasil. Magnífico, emocionante, épico.
 
          Tudo começou com a intenção da sala em ter um jornal laboratório. Não foi possível, mudamos para a revista. Já com o tema definido, fomos para a produção. Resolvemos inscrever no congresso. Para isso, era preciso um paper (relatório científico) para explicar e teorizar a revista. Fomos às leituras. Foram muitas. Eu e a Susana, colega de sala, nunca lemos tanta coisa num espaço curto de tempo. Creio que duas semanas. Paper feito, após muito debate e rascunhos.
 
          Restou só esperar o resultado dos finalistas. Em junho, a primeira vitória. “Ufa... estamos na final”. As dúvidas começaram a surgir. “E agora? Será que ganharemos ou não?” Teríamos que ir para Bauru, na UNESP, e apresentar o projeto frente a um professor de outra região e aos outros quatro concorrentes da região Sudeste do país.
         
          Estudo... Estudo... Estudo. Foi assim até o dia 3 de julho, quando, de madrugada, partimos para o congresso. O caminho foi tenso, mesclado com risadas e brincadeiras no carro, entre amigos. A chegada à faculdade, mais tensa ainda. Estava chegando o momento da apresentação.
         
          Éramos os últimos. Deu pra observar os concorrentes. As esperanças estavam aumentando. Estávamos focados demais naquilo que nos propusemos a fazer. Era apenas um exemplar, humilde, perto das centenas levadas pelos “colegas” estudantes. Mas deu certo no final. Vencemos.
         
          Apresentação feita, confiança aumentada. Sexta-feira, 5 de julho de 2013, por volta das três e meia da tarde, partimos, novamente, rumo a Bauru. Era tudo ou nada. A volta poderia ser feliz... ou poderia ser em clima de velório. O destino nos proporcionou a primeira opção. Mas não foram só flores.
         
          Nossa categoria foi uma das últimas a ser anunciada durante a cerimônia. Fui ao banheiro umas cinco vezes. Beber água, então, umas dez. “O que fazer se ganharmos? O que fazer se não ganharmos?”. Não conseguia conversar com ninguém. Muito foco e concentração.
         
          Eis que chega o momento mais esperado, para nós, na noite. O mestre de cerimônias anuncia a nossa categoria... O tempo pareceu parar. Ouvimos lá no fundo: “O projeto vencedor é... Ação...”. Gritos, histeria, emoção, felicidade. Nem conseguimos escutar o resto do anúncio da nossa vitória.
         
          Reconhecimento e sensação de dever cumprido. Com o título, vamos para a fase nacional em Manaus. Enfrentar revistas das regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Uma por região. Isso significa que estamos entre as CINCO MELHORES DO BRASIL!
         
          A mensagem que deixo é que vale a pena o esforço, tanto para nosso crescimento, quanto para essas conquistas na vida. Viva e curta intensamente cada momento. Lute pelos seus ideais e nunca deixe de acreditar na vitória. Cedo ou tarde, ela virá. Dê o seu melhor em tudo. O sucesso é consequência. Grande Abraço!
 
Confira parte da festa nesse link:
 
 
Susana Santos, Vinícius Alves de Souza, Igor Savenhago,
Leonardo Oliveira dos Santos e Daniel Zanetti,
durante entrega do prêmio em Bauru
 
 
Vinícius Alves de Souza
Estudante de Jornalismo em Ribeirão Preto/SP
Morador de Sertãozinho/SP
Campeão do Expocom no Sudeste
Se preparando para Manaus

2 comentários:

  1. Valeu demais todo o esforço. Tem horas que a gente desanima, vê muita coisa errada na mídia, mas o fato é que nós temos que fazer diferente e não esperar que os outros façam. Muito orgulho de trabalhar com essa equipe num projeto tão bacana!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos! saudade da melhor turma do mundo.

    ResponderExcluir