terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O bom jornalismo

          Os meios digitais no Brasil têm um pouco mais de 20 anos e já roubaram consideravelmente os leitores dos jornais impressos. Por isso, são apontados como causa principal dos fechamentos ou diminuição de redações importantes ao redor do mundo.

          No dia 22 de novembro, o jornal alemão Die Zeit publicou um dossiê sobre as transformações atuais do jornalismo. Com o titulo de capa “Como o bom jornalismo pode sobreviver”, não conseguiu escapar do tema “a crise do impresso”.

          O jornal mostrou no decorrer da matéria uma visão otimista, falando em reconstrução, ou seja, talvez essa seja a melhor hora para os novos profissionais de comunicação se engajarem e de uma forma criativa provar que o jornalismo impresso não morra. Estamos passando por uma reestruturação e quem não se reinventar será extinto. Porém, os bons, com certeza, sobreviverão.

          O The Daily, que era um título para tablets, também encerrou sua atividade recentemente. A causa apontada foi a insuficiência de renda de publicidade, ou seja, a crise não está somente para os impressos.

          Jornalismo bom vence, independente do meio a que pertence. Fica a dica para nossos jornais impressos e até mesmo para nossas emissoras de TV regional, que quase nunca saem da mesmice.

Janaína Pastori
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário