sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Corrupção e opinião pública

          As coberturas da grande mídia nesses atuais eventos eleitorais, juntamente com o julgamento de Mensalão ao longo deste ano, abrem uma discussão a respeito da formação pública na recepção desses assuntos. As consequências políticas e a atual visão de corrupção acarretam influência no voto de cada cidadão.

          Em um artigo no Observatório da Imprensa, "Poder da mídia, contradições e (in)certezas", de Venício A. de Lima, do último dia 23 de outubro, um comentário chamou atenção. Dizia: “Apesar das constantes notícias sobre o assunto, o combate à corrupção também preocupa menos o brasileiro: de 20% passou a ser citada por 15% dos entrevistados.”

          O que podemos observar é como o brasileiro se mostra tranquilo, achando que, já que o julgamento está ocorrendo, não há motivos para preocupações com os atuais políticos que iniciam a vida pública.

          Pelo contrário, agora sim é a época de fiscalizar ainda mais. Atenções são desviadas a todo o momento. A opinião pública está sempre sendo afetada pela mídia, e o papel do jornalista é mostrar como escapar dessas armadilhas que a imprensa e os políticos colocam sobre nossa sociedade.

          Na nossa região, devemos estar atentos com esses acontecimentos. A nossa visão também faz parte do Brasil.


Natalie Silva
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário