sexta-feira, 24 de maio de 2013

Warren Buffett tem a solução

         
Warren Buffett


          A edição brasileira da Columbia Journalism Review, a Revista de Jornalismo da ESPM, em sua edição de abril/maio/junho, traz o artigo Tudo em Dia, de Carlos Eduardo Lins da Silva. No texto, são abordados os grandes investimentos no jornalismo regional nos Estados Unidos, devido a um maior destaque de acontecimentos “locais”, mas que são de enorme importância. 
 
          Isso é notado quando é colocado em pauta o nome do megainvestidor Warren Buffett, considerado o Pelé daquele cassino sem bebidas e garotas de programa, a Bolsa de Valores. Ele detém o poder de vários jornais de pequenas cidade norte-americanas. Um dos principais pontos de sucesso de Buffett é investir em algo que ele conhece com profundidade, e fazer manter a empresa dando lucros por ter qualidade. 
         
          Então, o motivo de acreditar na “imprensa local” é baseado no fato que, em um mundo globalizado, coisas que acontecem em lugares mais remotos podem, sim, interferir na vida das pessoas. E quem chega primeiro nesses lugares? A “imprensa local”. 
         
          Mas essa realidade está longe da brasileira, principalmente porque vários veículos de imprensa vêm fechando as portas ou diminuindo as redações, como ocorreu recentemente na região de Ribeirão Preto, quando a Gazeta de Ribeirão migrou para a internet, a Record demitiu 13 funcionários de uma só vez e a BandNews FM simplesmente saiu do ar. 
         
          Porém, investimentos vêm sendo realizados no jornalismo, tais como a chegada da rádio CBN. Mas, ainda sim, não são exploradas as novas tecnologias, mesmo sendo um dos principais motivos de ter mantido o jornalismo regional nos Estados Unidos vivo. 
         
          E a essência da imprensa local, que, como destacou para o Observatório da Imprensa Airton Maria, da TV Santa Maria, que cobriu o incêndio na boate Kiss, é o “comprometimento com a cidade”. Ele optou por não colocar no ar entrevistas dos familiares desesperados por perderem seus entes, por achar que outros veículos, que só estavam correndo atrás da audiência, iriam fazer isso. 
         
          Realmente, talvez seja isso que falta por aqui, o comprometimento com Ribeirão Preto, Sertãozinho, Barrinha, Pontal, Serrana, Brodowski, Franca, Jaboticabal... Os veículos daqui, como os da capital, também colocam em circulação um conteúdo com qualidade carregada de interrogações e com poder de interferência duvidosa no cotidiano da sociedade. Publicam por ter que publicar. 
 
Leonardo Oliveira dos Santos 
Estudante de Jornalismo 
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário