terça-feira, 4 de setembro de 2012

Respeito ao Jornalismo

          Uma matéria publicada em vários veículos de comunicação da região no final de semana passado informa que a diretora de “O Jornal”, Menize Taniguti, de 30 anos, foi agredida quando transportava cinco mil exemplares do periódico de Barretos, interior paulista, onde eles foram impressos, para sua cidade de origem, Guaíra, município vizinho. Os exemplares seriam distribuídos no último sábado, 1º de setembro.

          Ela acredita que o episódio de violência possa ter ocorrido devido às publicações que “O Jornal” vem fazendo nos últimos cinco meses, sobre denúncias políticas.

          Enquanto alguns veículos têm como parceira a politicagem, outros agem em sentido contrário, fazendo um pacto com  a população. Em troca, recebem ameaças ou, em alguns casos, jornalistas engajados perdem o emprego, em função dos interesses que estão por trás da notícia.

          Estamos em pleno século XXI. Está na hora de acordarmos. Chega de opressão. Não quer parar nas capas de jornais, ser assunto falado nas emissoras de televisão? Simples. Só não fazer por onde. Ou, então, se conformar com as consequências. Respeito ao Jornalismo é bom. E eu gosto.

Pamela Mendes
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Um comentário: