sábado, 22 de setembro de 2012

O que diz a ANJ

          Ribeirão Preto possui, atualmente, dois jornais associados à ANJ (Associação Nacional de Jornais). São eles: A Cidade e Gazeta de Ribeirão. Em tese, os jornais participantes têm como missão “Defender a liberdade de expressão, do pensamento e da propaganda, o funcionamento sem restrições da imprensa, observados os princípios de responsabilidade, e lutar pela defesa dos direitos humanos, os valores da democracia representativa e a livre iniciativa.”

          Consta, ainda, no estatuto, o objetivo de “defender o livre exercício da profissão de jornalista”. A frase é absolutamente clara, tendo em mente o papel do jornalismo que, entre outras definições, é mostrar a realidade, independente de interesses econômicos ou políticos. Mas será possível, mesmo, fazer isso? E a linha editorial? E quanto à necessidade de fidelizar os patrocinadores?

          Essa prática da liberdade de expressão, sem restrições, em termos práticos, só pode referir-se a restrições externas, já que, internamente, elas existem e devem ser respeitadas pelos que trabalham em qualquer veículo de comunicação.

          Enquanto os veículos de comunicação forem movidos pelo lucro, esse tipo de associação terá como objetivo fortalecer e apoiar os jornais participantes, nada mais. O que está no papel é absolutamente condizente com o jornalismo, porém, basta observar, pra constatar que, na prática, é tudo bem diferente.


Susana Santos
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário