terça-feira, 24 de abril de 2012

Meios de comunicação: guerra pela notícia

          A luta das emissoras pelo furo jornalístico já existe há um bom tempo, produzindo altos fatores de estímulo para os novatos e experientes formadores de opinião. Podemos afirmar que uma guerra declarada entre os canais de comunicação é travada sempre que uma catástrofe ou um assassinato vem à tona, ou escapa pelas línguas de sempre. 

          O principal problema é quando a notícia não é apurada corretamente pelos responsáveis, que estão mais preocupados com o canal adversário, por medo de serem passados para trás, do que ouvir os dois lados do assunto, as testemunhas e seguir o plano correto de divulgação da notícia. 

          Tudo isso por simples denominadores comum: a audiência, o poder e a obrigação de sempre cumprir ordens de seus superiores, que estão sempre em cima com palavras ameaçadoras, superiores esses nem sempre formados, quadrados em inovação, cegos com a evolução da informação. 

          E o principal prejudicado nesse tiroteio entre cegos é o leitor, pois com a pressa pela notícia fresca e “eficaz”, acaba engolindo uma historinha feita nas coxas, que não faz mais nenhuma criança dormir. 

Rodrigo Santos 
Estudante de Jornalismo 
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário