quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Jornalismo de massa

          A mídia, em suas mais variadas formas, nos mostra escancaradamente o quanto caiu nas graças da cultura de massa.
         
          É extremamente fadigante e deplorável ter de olhar os mesmos equívocos da imprensa brasileira diariamente. A mídia contemporânea foi lançada ao obsoletismo midiático, em que o mais vende é o que mais produz. Um círculo vicioso criado pela lei da oferta e da procura, em que é oferecido aquilo que as pessoas mais procuram, a cultura mastigada, da linguagem de fácil entendimento, das frases ambíguas e maliciosa. Tudo isso é oferecido pelos meios de comunicação que buscam somente a audiência.
         
          O jornalismo nunca foi tão partidário! Sua essência está sendo aos poucos apagada, e sua autonomia, onde posso encontrá-la? Retificar sua imagem e desprender-se desse estigma propagandístico são passos importantes e decisivos. Mas, somente isso não basta. O conceito imagético negativo da imprensa só conquistará, ou melhor, reconquistará sua ideia funcional, quando finalmente começar a cumprir seu papel vital e indispensável.

Miriam Brotto
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário