sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Jaboticabal na era dos jornais falados

           Ouvindo o programa Jornal da Manhã, da Rádio Athenas, observei a falta de profissionalismo das rádios de Jaboticabal. O problema é antigo e não é exclusividade da Rádio Athenas. Infelizmente, acomete as outras emissoras da cidade.
         
          No caso específico do programa matinal da Rádio Athenas, temos um locutor com voz empostada, o que passa credibilidade a quem ouve. Mas a credibilidade logo cai por terra: as notícias, lidas diretamente dos jornais, chega mal aos ouvidos de quem está ouvindo. O âncora, defensor dos fracos e oprimidos, se enfraquece ao omitir os nomes de empresas e políticos acusados de fraudes. Onde estão as reportagens? Isso, aqui, é artigo raro, raríssimo. O que se ouve é a narração dos fatos policiais, com jargões exagerados.
         
          Quando se noticia um fato, é de praxe ouvir várias partes envolvidas. Por aqui, se ouve a versão oficial: se você não tiver patente militar ou for um alto funcionário público, o que você tem a dizer nada vale. Simplesmente. O que deixa nós ouvintes indignados é que a cidade não tem problema nenhum. Greve dos médicos? Nem se ouve falar. Ruas esburacadas? Vandalismo nas praças? Inoperância do Legislativo Municipal? O que temos são notícias boas da cidade. Talvez para fazer da “Cidade das Rosas” um “mar de rosas”.

Brunno Moraes
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário