segunda-feira, 6 de junho de 2011

De quem se esperava um tapa, uma mãozinha

          Muitos apontavam que a difusão da internet varresse do mapa rádio e televisão. Bem, não foi o que aconteceu. O que podemos ver hoje é contrário do que se previa. Rádio e TV usam a Internet para se promover.

          Ainda me lembro, na Copa de 98, quando a ESPN BRASIL usava o fax para interagir com os telespectadores. O papel térmico todo enrolado ficou para trás e, com ele, os pulsos telefônicos. Agora, a moda é a rede mundial de computadores, e cada canal utiliza-se dela de um jeito diferente para revolucionar a forma de interagir com o público: mural de recados no site, e-mail, twitter... entre outros.

          Os benefícios dessas tecnologias vão muito além do que um olhar leigo pode enxergar. Cria-se um site para a instituição e, nele, um mural de recados, em que a população critica, denuncia, comenta determinada matéria etc. Com isso, tanto rádio como TV prendem a atenção do seu público às suas transmissões, muitas vezes interagindo com ele, quando ao vivo. Além de aumentar à audiência, nos canais, o que permite mais poder para negociar publicidade, os murais também atraem anunciantes para os sites.

Fausto Daniel
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário