quarta-feira, 6 de abril de 2011

E os números da dengue?

          Estamos em um período crítico. A grande ocorrência de chuvas traz alguns transtornos à população. Entre eles, está o problema da dengue.
         
          Em Sertãozinho, um número alarmante de pessoas contraiu a doença, mas a imprensa local insiste em não divulgar. Têm saído algumas notas sobre a dengue, mas notícias corriqueiras, como o que é a doença, a causa, os sintomas e datas de multirões pela cidade. Notícias que, em qualquer lugar, poderiam ser divulgadas do mesmo modo e não fariam diferença.
         
          Os cidadãos deveriam ter o direito de saber sobre a real situação da dengue na cidade, principalmente porque a participação de todos na luta contra o mosquito é de extrema importância. Claro que, se o controle estivesse fora do alcance, como ocorreu com a gripe HINI, o cuidado em divulgar números teria de ser maior, para não causar pânico. Mas a dengue é diferente. Depende muito do engajamento das pessoas na causa e, para isso, elas devem ser informadas para compreender sua gravidade e tomar as devidas precauções. Em uma matéria, o Jornal Agora Sertãozinho chegou a citar números, mas logo rebateu a informação, procurando demonstrar como as cidades vizinhas influenciam nesses registros. Um absurdo, pois um ou outro caso até pode ser influenciado por outro município, mas não foge disso.
         
          Espero que haja uma cobertura melhor sobre esse tema, pois estamos falando de vidas.

Cléo Soares
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário