domingo, 17 de abril de 2011

Antecipar para não remediar

          Após um surto de conjuntivite, Barretos está em alerta com o surgimento de casos de meningite.

          Segundo a diretora de Vigilância em Saúde do município, Jussara Coli, em menos de uma semana houve três casos da doença, todas atingindo crianças. Uma delas não suportou e morreu, devido ao seu organismo vulnerável, pois só tinha três anos. As outras duas continuavam internadas. Problema que é facilitado pelo clima quente e seco de Barretos, que contribui para a manifestação da doença.

          A rede pública oferece, gratuitamente, vacina contra o meningococo C, causador de uma das piores formas da meningite bacteriana para crianças com menos de dois anos. O projeto da vacina ainda vai ser maximizado, já que está no começo, mas, para isso, precisa de maior atuação da mídia, para que seja mais bem divulgado em outros municípios, a fim de que a meningite não se torne ainda mais preocupante.

          A imprensa, no entanto, não tem demonstrado tanto interesse. O assunto não tem repercutido da forma como deveria. Talvez porque apenas Barretos esteja alerta. Será preciso que o quadro se agrave para que os meios de comunicação atuem com mais vontade? A imprensa precisa se preocupar mais em antecipar os riscos. Depois que a coisa piorar, não vai adiantar muito correr para remediar.

Fernanda Rosário
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário