sexta-feira, 31 de julho de 2015

De quem é, produção?

       
Imagem: Banco de Imagens


          Virou prática comum no telejornalismo regional. Quando uma boa reportagem vai pro ar, os méritos são, quase que exclusivamente, dos repórteres. Eles recebem elogios da chefia, nas redes sociais, em casa, na rua. Mas o que talvez o telespectador não saiba é que fazer televisão exige um árduo trabalho de equipe, uma sintonia que envolve produção, imagens, texto, entrevistas, edição, edição de imagens e finalização. Botar a cara no vídeo é somente uma das etapas do processo. Geralmente, no entanto, são os créditos do repórter e, no máximo, do cinegrafista, os únicos a serem divulgados. 

          Existe uma brincadeira que os jornalistas de TV fazem muito. “Quando a matéria é bem feita, mérito do repórter. Quando dá errado, problemas na produção” – que, aliás, pode ser considerada a alma de uma redação de TV. Se a produção não vai bem, nada segue direito. Curiosamente, pauteiros e produtores estão, ainda, entre os mais baixos salários dessa área do jornalismo. 

          Atribuir novos valores ao trabalho de produtores e editores talvez seja um caminho para que o telejornalismo busque diferentes possibilidades – além da falta de criatividade que o atormenta – e volte a se engajar no planejamento da pauta, na apuração e no tratamento da informação. 

Igor Savenhago
Jornalista e professor universitário
Bebedouro e Franca/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário