Na véspera do Natal, as emissoras de TV da região de Ribeirão Preto pipocaram reportagens sobre a correria para as últimas compras antes da ceia. E, como em anos anteriores, sem novidade alguma, a não ser por poucas sacadas no texto, pelos quais os repórteres tentavam, em vão, fugir do lugar-comum, e dos cinegrafistas, que buscavam diferenciais nas imagens também batidas, comuns aos olhos dos telespectadores.
Esse é o tipo de abordagem que nada acrescenta a quem se prepara para comemorar a data. Falar que as pessoas corriam no calçadão de Ribeirão Preto desde manhã para encontrar o presente certo já é passado muito distante para quem, às 19h, assistindo ao telejornal da noite, já se concentra para a meia-noite. E daí se os atrasados correram para as lojas? O que isso tem de interesse público?
Ao que parece, pautas assim refletem mais a correria das próprias emissoras, que, carentes de bons assuntos nessa época, se esforçam para fazer jornais decentes com histórias esgotadas, do que de consumidores que apenas resolveram deixar para adquirir o presente mais perto da festa.
Igor Savenhago
Jornalista e professor universitário
Pontal, Sertãozinho e Franca/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário