sábado, 29 de setembro de 2012

Até quando isso?

          Nesta semana, a STZ TV, emissora de televisão de Sertãozinho, realizou uma série de entrevistas com os quatro candidatos ao cargo de prefeito da cidade. No primeiro dia, terça feira, o entrevistado foi o ex-prefeito Zezinho Gimenez (PSDB). Os entrevistadores foram Fernando Laurenti e Ronaldo Knack, que, tendenciosamente, conduziram os 20 minutos disponíveis para atacar o candidato, não deixando o tucano falar de seu plano de governo.

          Cansado de tanto ataque, Gimenez resolveu "abrir a caixa de ferramentas" e começou a atacar Laurenti na mesma moeda, já que os dois têm uma briga pessoal antiga. Além disso, o candidato atacou a emissora e o grupo Tonielo, dono da TV e do Jornal Agora Sertãozinho e Região, que havia publicado notícias falsas em relação a ele, como já falado nesse blog, e que depois teve que publicar uma edição com direito de resposta do "psdebista".

          Para quem não sabe, o grupo Tonielo tem representantes na diretoria e na presidência do PPS, do qual o atual prefeito e candidato Nério Costa faz parte.

          Na entrevista de sexta-feira, a última transmitida, foi a vez do atual prefeito, Nério. Eu não sabia se estava vendo o horário eleitoral ou uma jogada de marketing para promover o político.

          A meu ver, esse modelo de entrevista não é válido. Como disse o candidato do PT, Tiago Lira, em sua entrevista ao canal, a empresa não quis realizar um debate, o que seria mais justo para expor as propostas. Aí, me pergunto: seria medo? Medo de que seu aliado político não se saísse bem? Essas entrevistas direcionadas seriam para não fazerem propagandas gratuitas aos adversários do PPS?

          Repito o que eu falo na maioria dos meus posts nesse blog: isso não é jornalismo. Enquanto a mídia regional estiver vinculada a meios políticos, fatos como esses e outros acontecerão de forma natural. Cabe a nós, futuros profissionais, dar um jeito de driblar essas barreiras.

Vinícius Alves de Souza
Estudante de Jornalismo em Ribeirão Preto/SP
Morador em Sertãozinho - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário