A capa do Jornal Gazeta de Ribeirão desta quarta feira, 15 de agosto de 2012, retoma um problema que tem se tornado corriqueiro e foi agravado pelas medidas de redução de juros promovidas pelo governo federal.
A matéria traz dados alarmantes, de que Ribeirão Preto acaba de alcançar o índice da capital, que é de 2,4 habitantes por veículo; e, também, a opinião de um especialista em trânsito que atribui o aumento da frota às péssimas condições do transporte público.
Concordo. Porém, a elevação do número de carros nas ruas se deve principalmente à redução da taxa de juros na compra de veículos zero quilômetro, pois, sem a mesma, as pessoas estariam adquirindo seminovos e usados, ação que diminuiria os índices, promovendo maior aproveitamento dos veículos já fabricados.
Dessa maneira, o jornal apenas informou sobre a divulgação do índice e voltou ao lugar comum dos problemas de transporte público, sem trazer um elemento mais crítico para a matéria, na tentativa de conscientizar a população a respeito da inconsequência social e ambiental de adquirir veículos novos apenas porque os juros estão mais baixos.
Susana Santos
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉsto és uno problema que se iniciou con JK, después con dictadores del plantón, los neoliberales, presidiente Molusco y madre Dilma...
ResponderExcluir