quarta-feira, 13 de junho de 2012

Revistas regionais


Imagem: divulgação


          Segundo levantamento da Anatec (Associação Nacional de Editores de Publicações), das 822 editoras existentes no país, 709 estão situadas na região Sudeste (86,25% do total). Quando o assunto são as revistas, os dados apontam para uma predominância do eixo Globo-Abril. No chamado market share, as revistas aparecem em terceiro lugar, com 8,6%, à frente do rádio, ficando atrás apenas do jornal (15,5%) e da TV aberta (59,4%). 

          Apesar do impacto econômico-financeiro sentido pelas maiores editoras nacionais, as tiragens de revistas regionais têm se multiplicado. 

          Essa tem sido uma forte tendência, devido ao próprio conceito de mídia regional ainda estar sendo construído. É muito comum essas revistas terem um público específico, como um segmento profissional que seja forte na região, em que se possam anunciar para clientes em potencial e até mesmo observar o concorrente. Outro ponto é que a maioria tem distribuição gratuita e fatura através dos anúncios publicados. 

          Na região de Ribeirão Preto, temos a Revide, que aborda temas como cultura, gastronomia, saúde, economia, entre outros, que são os principais tratados também em revistas nacionais. Só que a Revide tem um olhar bem particular, sendo feita pela elite e para a elite de Ribeirão, como podemos observar pelo simples fato de os bairros onde a revista é distribuída serem considerados de classe média para cima. 

          Não deixa de ser uma boa revista, mas com o mercado regional em plena ebulição, acredito que a Revide merecia uma concorrência, uma nova revista, que tenha mais qualidade nos temas e seja mais abrangente. 

Janaína Pastori 
Estudante de Jornalismo 
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário