quinta-feira, 17 de maio de 2012

Regionalizar

          A palavra de ordem no jornalismo nos últimos anos é regionalizar. Nas aulas de jornalismo, já foi discutido que, para haver uma televisão forte nacionalmente, tem de haver filiais fortes. É visível o quanto a TV Globo tem levado a risca isso. Tem o EPTV Cidade em nossa região. Cada vez mais é possível ver reportagens do Globo Repórter feitas por aqui e um quadro fixo no Jornal Hoje aos sábados, o Hoje em Casa.com.

          É uma boa atitude, deixa o telespectador com a impressão de que ele está conectado com a informação planetária. Mas isso acarreta alguns exageros, como a previsão do tempo do Jornal Nacional do último sábado. Nela, foi dita a tendência meteorológica de pequenas cidades no interior do país, como Picos no Piauí, com seus 73.417 habitantes, e Montalvânia, em Minas Gerais, e seus 15.859 moradores.

          A previsão do tempo em um jornal de grande porte, mesmo que ele queira prestigiar suas filiais, tem de alcançar o maior número de pessoas. Seria passar a informação das capitais, onde há maior contingente populacional.


Fernanda Laurenti
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário