sábado, 12 de maio de 2012

Jornalismo freelancer

          Todos sabem que o jornalismo impresso nos grandes centros está sofrendo um declínio vertiginoso nos últimos anos por conta da Internet. Uma pesquisa realizada por uma empresa de consultoria internacional revelou que as mídias impressas no mundo todo perderam terreno e a Internet mais que avançou na preferência dos leitores por noticias. Cada vez mais, os empresários abominam a ideia de adquirir equipamentos e máquinas para impressão de revistas e jornais para suas empresas. Primeiro, que valem uma fortuna e, com a atual fase que passa a mídia impressa, é um investimento considerado inviável e arriscado.

          Nesse novo cenário surge o jornalismo freelancer, principalmente voltado para a produção de conteúdo para os blogs, que tem como objetivo levar o nome do cliente a primeiro lugar nas pesquisas do Google, por exemplo. Fato é que se tem contratado mais profissionais para tarefas. E a dica é buscar se especializar em técnicas como o SEO - Search Engine Optimization.

          Outra boa notícia é que, no interior, os jornais impressos apresentam crescimento significativo, diferente da grande mídia. O jornalismo vem mudando gradativamente, pois se antes o jornalista dependia dos veículos da imprensa, hoje ele pode desenvolver um conteúdo próprio e alcançar bons resultados na vida profissional.

Renato Lopes Bortoloni
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário