quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Jornalismo vazio

          A escassez de notícias relevantes e interessantes para o público faz com que a imprensa use matérias insignificantes para preencher espaços nos jornais diários. É cada vez mais comum ler assuntos fúteis integrados à imprensa regional.
         
          Em uma única edição, o Jornal Tribuna publicou três matérias com os seguintes títulos: "Mulher de 49 anos é vítima de estupro", "Jovem morre atingido na cabeça por um pneu", "Travesti é esfaqueado pelo companheiro em RP". No dia seguinte: “Homem morre prensado por retroescavadeira”, “Moto atropela e mata pintor em Ribeirão”, “Homem dá facadas na nuca da ex” e “Idoso morre ao cair de telhado”. O jornal A Cidade também apresentou texto sobre um cachorro de R$ 2 mil que foi roubado no centro da região.
         
          Além de notas polêmicas e tendenciosas, é desconfortante perceber como tais acontecimentos já se tornaram parte da rotina dos leitores. Publicações volúveis deveriam dar palco ao repórter que publica fatos realmente importantes e de preocupação social.
         
          A mídia parece ter se transformado em brincadeira, enganando aqueles que pensam ler matérias jornalísticas ao invés de meras palavras vazias – escritas para lucrar.

Mariana Valentini
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário