quarta-feira, 11 de maio de 2011

A tônica do jornalismo

          Outro caso de polêmica usada pela imprensa regional ocorreu nesta semana. Dois dos principais jornais de Ribeirão Preto publicaram a notícia dos gatos que foram encontrados mortos no Morro do São Bento, nas proximidades do Teatro de Arena. Os animais teriam sido envenenados durante ou após o evento que ocorreu na noite de domingo.

          Em uma das matérias, constava a informação de o fato ter sido a primeira matança registrada naquela área. Entretanto, vários animais são mortos na cidade - principalmente cachorros e gatos – e, raramente, há algum registro ou certa preocupação da mídia e de órgãos governamentais. É difícil observar artigos em prol dos direitos dos animais ou divulgando os maus tratos que ocorrem em todos os pontos da região.

          O jornalista responsável pela matéria se interessou pelo grande número de gatos mortos e resolveu divulgá-la a fim de atrair atenção do público. Além disso, nos sites em que foi veiculada a notícia, consta a foto dos gatos envenenados e amontoados, sem a mínima preocupação com o desconforto do leitor ao vê-la.

          A imprensa regional claramente usa a polêmica como tônica da notícia. Os jornais divulgam o que garante maior audiência, mais comentários e visualizações. Bichos de rua são maltratados, mortos e violentados a todo o momento, mas os jornalistas não selecionam casos priorizando a conscientização. A defesa dos animais não gera lucro à mídia. Maltratá-los é crime da mesma forma que violentar humanos. E, infelizmente, a imprensa só divulga tais fatos quando não há mais sobre o que polemizar.

Mariana Valentini
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário