segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dever midiático

          A Casa do Vovô, entidade de Ribeirão Preto que abriga idosos carentes desde 1978, ganhou destaque na mídia esta semana. O site EPTV.com lançou uma matéria abordando o fato de a instituição precisar de diversas doações, como alimentos e fraldas geriátricas.

          No meio jornalístico, não é mais comum a defesa dos direitos humanos ou a tentativa de suporte àqueles que realmente precisam. Quando isso ocorre, o repórter geralmente procura focalizar na polêmica por trás do fato. Desta vez, a jornalista Carolina Visotcky escreveu uma ótima reportagem, buscando o apoio da população sem polemizar a situação. Na matéria, foram colocadas fotos do local e de alguns idosos, sem exageros ou imagens desconfortantes. Além disso, foram fornecidas todas as informações para aqueles que se interessarem em ajudar.

          Percebe-se uma grande diferença entre o jornalismo direcionado ao público e a ajudar sua comunidade e aquele que busca apenas números. Esse espaço oferecido pela imprensa com certeza irá auxiliar o abrigo e tornar a vida de muitos idosos melhor.

Mariana Valentini
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP


2 comentários:

  1. Raramente encontramos reporteres engajados e com um olhar crítico, costumeiramente por comodismo ou por escolha própria não fazem além de polemizar!
    Felizmente ainda temos bons profissionais!

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia o mais difícil de se ver são repórteres, engajados em causas sociais e também com olhar critico sobre tudo e que com seu esforço em melhorar a sociedade com suas informações a sociedade com uma matéria clara e que de entendimento claro nós faz ver um outro lado do jornalismo.
    Fico feliz em ver que ainda existem bom profissionais!

    ResponderExcluir