quarta-feira, 27 de abril de 2011

Insensatez jornalística

          Notícias recentes sobre o caso do advogado acusado de atropelar e matar um estudante em 2008 foram publicadas na mídia. Alexandre Maturana alega que a vítima, de 16 anos, andava indevidamente no meio da rua e foi atropelada por erro de conduta. Ruben Falconi de Oliveira foi atingido na saída de uma festa, em um clube da zona oeste de Ribeirão Preto. Agora, o Tribunal de Justiça decide se Maturana irá a júri popular.

          Entretanto, a divulgação do fato foi feita de maneira pretensiosa e desnecessária. Determinado jornal da região divulgou a seguinte frase de Cristina Falconi, mãe da vítima: "Vi meu filho caído numa maca, sem a língua, sem parte do nariz e com o pescoço desgrudado do corpo. Espero justiça."

         O jornalista responsável pela entrevista poderia ter mudado certas palavras em respeito aos leitores que não se sentem confortáveis lendo o estado do garoto. É visível como a imprensa carece de bom senso, principalmente em se tratando de matérias que envolvem óbitos. Atrair atenção e polêmica para determinada notícia nem sempre é sinônimo de boa qualidade jornalística.

Mariana Valentini
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário