segunda-feira, 25 de abril de 2011

Google: amigo ou inimigo do jornalista?

            
          A Internet se tornou uma grande facilidade na vida das pessoas, principalmente na dos jornalistas, pois, geralmente, o profissional da imprensa tem pouco tempo para fazer suas reportagens e acaba utilizando a rede mundial de computadores como fonte de pesquisa. No entanto, em muitos casos, cometem erros, como o que ocorreu no jornal “O Diário de Ribeirão Preto” de 9 de abril de 2011.

          Em uma matéria sobre a apresentação do Coro Cênico Bossa Nossa no Teatro Santarosa, em Ribeirão Preto (foto acima, da Revista Revide - Ribeirão Preto/SP), saiu publicada uma foto de um teatro de mesmo nome, mas que, na verdade, está localizado em João Pessoa, na Paraíba (ver detalhe à esquerda).

          O erro deve ter ocorrido, provavelmente, porque o jornalista fez a pesquisa no Google, mas não verificou a localidade do teatro na correria de fechar a matéria. Isso é um erro que os jornalistas não podem cometer, pois demonstra desinformação e pressa. E, dessa forma, a imprensa regional fica mais frouxa, perdendo leitores e credibilidade.

Felipe Teruel
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário