sábado, 9 de abril de 2011

Clareza na informação

          Os meios de comunicação regionais tendem a passar informações de uma maneira muito complexa. Numa visão geral, se analisarmos as pessoas que buscam as informações, que gostam de se manter bem informadas, perceberemos que estas constituem a maioria da população que compra os jornais impressos e dão audiência aos telejornais; pessoas estas que trabalham semanalmente e buscam informações com clareza, ou seja, com a correria do dia a dia, procuram se informar de maneira mais prática, sem ter que ler a notícia várias vezes ou se aprofundar no assunto para entender melhor o que ocorre na sua região.

          Tendo em vista os jornais impressos regionais e também os noticiários da TV, se observa uma repetição contínua de fatos. O que ocorre é que, quando acontece algo polêmico, os meios de informação focam muito no assunto, fazendo com que o leitor ou telespectador se canse rapidamente. Para quem está recebendo informações, é importante que o assunto seja preciso, e não algo chato, que faça o leitor/espectador perder o interesse rapidamente, sem sequer procurar saber mais detalhes sobre a notícia.
         
          Enfim, como exemplo de uma notícia repetitiva, na qual houve uma grande repercussão, pode-se citar o recente caso da aluna que teria sido vítima de bullying na Barão de Mauá. Foi um caso polêmico, que tanto se especulou, tanto se falou, e, mesmo assim, a população ficou um tanto quanto intrigada com os reais motivos do ocorrido.

Amanda Sousa
Estudante de Jornalismo
Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário